O Artista

Picture
Jorge Selarón, pintor autodidata, nasceu no Chile em 1947. 

Sempre aventureiro viajou para vários países. Durante um período, para se sustentar, foi professor de tênis. 

No entanto nunca abandonou a pintura, tendo participado de inúmeras exposições na Europa, México, Nova York, Índia,  Panamá e outros lugares.

Sua obra pictórica é representada por milhares de quadros.  Uma de suas particularidades é retratar “mulheres negras grávidas”, (por um problema pessoal diz ele).

"Cheguei a este grande país no ano 1983. Antes conheci mais de 50 países. Em 1990 comecei minha obra prima, que pouco a pouco se tornou a escadaria mais original do mundo, tem 215 degraus e 125 metros de comprimento. A principio, todos riam de mim; coloquei azulejos verdes, azuis e amarelos - as cores da bandeira do Brasil. Comecei a mudar de profissão - de pintor para escultor - as mãos cheias de sangue, calos, coceiras e dor. Mas era apaixonante, tudo era difícil. Aluguel atrasado, telefone cortado. Cada vez que conseguia dinheiro, comprava materiais e seguia adiante, obcecado e enlouquecido.

Trabalhava sem cessar, só parava quando acabavam os materiais. Então, pintava quadros para ganhar dinheiro e dar continuidade a obra. Desde o ano de 1977 já pintei e desenhei mais de 25.000 mulheres grávidas, por um problema pessoal. Pintei mais de 300 azulejos e coloquei na obra de minha vida. Inventei uma técnica fantástica inédita, consiste em trocar constantemente os azulejos. Isto deu uma energia única, uma obra de arte viva e mutante, com mais de 2.000 azulejos diferentes, provenientes de mais de 60 países."

A Escadaria

Picture
A Escadaria Selarón é obra do artista chileno Jorge Selarón. Em 1990, Selarón iniciou os trabalhos de renovação da escadaria que passa em frente à sua casa e estava em péssimo estado de conservação. 

No começo os vizinhos zombavam das combinações bizarras de cores e, o que era pra ser um passatempo acabou virando uma obsessão que consumia praticamente todo seu dinheiro. Passou então a vender suas pinturas para financiar a empreitada e após vários anos de exaustivo trabalho, a escadaria tornou-se um sucesso, convertendo-se em um belo cartão postal da cidade.

A obra já foi matéria de muitas revistas, jornais, documentários e comerciais de TV. Em 2005, a prefeitura da cidade deu à Selarón o título de Cidadão Honorário do Rio de Janeiro e oficializou o tombamento da escadaria.
"Os turistas de todo mundo que visitam minha obra são muito importantes, pois compram meus quadros e cartões postais e levam minha história para outras terras. Com este dinheiro eu dou continuidade à minha obra-prima. E fico sonhando que cada turista enviará para mim um azulejo de seu país, sonho que eu sempre espero se tornar realidade...

Agradeço a todos os meios de comunicação desta minha nova pátria (Brasil) que sempre deram muita publicidade, especialmente a TV Globo e o Jornal O Globo, obrigado a todos vocês.

SÓ ACABAREI ESTE SONHO LOUCO E INÉDITO NO DIA DA MINHA MORTE".